Arquivo do blog

domingo, 10 de abril de 2011

40% dos internautas pesquisam precos na web

Cerca de 40% dos brasileiros que utilizam a Internet pesquisam preços pela rede
A 1ª Pesquisa e-Commerce POP revela ainda que 75% dos indivíduos que pesquisam preços pela Web são da classe AB
A 1ª Pesquisa e-Commerce POP, realizada pelo IBOPE Mídia, mostra que 38% dos indivíduos que acessam a Internet costumam utilizá-la para pesquisar preços. Entre os 38% que utilizam a rede para pesquisa de preços, 75% são da classe AB e 48% declaram que o último item comprado foi adquirido pela Web.
Os CDs de música são preferência e lideram entre os que declaram ter comprado algum item pela Internet após realizar pesquisas de preço pela rede, com 24% das menções. Entre os que utilizam a Internet há mais de dois anos, o percentual de indivíduos que pesquisam preços pela rede sobe de 38% para 45%.
Compras de Natal
Para este Natal, 63% dos entrevistados declararam que pretendem gastar com presentes. Entre os que utilizam a Internet, este número sobe para 75%, porém, somente 11% dos usuários de Internet via computador que pretendem comprar presentes neste Natal gastarão alguma quantia comprando pela rede.
Sobre a Pesquisa
A 1ª Pesquisa e-Commerce foi realizada entre 27 de outubro e 9 de novembro em nove mercados: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal e Curitiba. As questões levantadas abordam o hábito de pesquisar preços na Internet, freqüência com que contrata serviços pela Web, compras de Natal, entre outras.
Metodologia
Universo: População de 10 anos ou mais.
Período de campo: 27/10/03 a 09/11/03
Amostra
A amostra é representativa dos moradores da área pesquisada, selecionada em dois estágios. No primeiro estágio, os setores censitários onde foram feitas as entrevistas foram selecionados probabilisticamente por meio do método PPS (Probability Proportional to Size), tomando a população como base para tal seleção. No segundo estágio, a seleção do entrevistado, dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se cotas proporcionais, em função das variáveis:
# sexo
# idade
# condição de atividade
Alguns setores com grande presença de edifícios ou condomínios são pesquisados por telefone. Neste caso, a seleção do domicílio é feita a partir da lista telefônica ou, na falta dessa, por seleção aleatória de números telefônicos.
Área pesquisada e número de entrevistas:
RM São Paulo - 3.372
RM Rio de Janeiro - 2.879
RM Porto Alegre - 1.405
RM Curitiba - 1.413
RM Belo Horizonte - 1.401
RM Salvador - 1.405
RM Recife - 1.402
RM Fortaleza - 1.402
Distrito Federal - 1.440
Total - 16.119
(RM - Região Metropolitana)
Coleta de dados
Entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Para as entrevistas por telefone, foi desenvolvido um questionário específico. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, com experiência e treinamento para abordagens deste tipo de público, além de devidamente credenciados.
Objetivos
Levantar junto à população de oito regiões metropolitanas - Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - e no Distrito Federal dados relacionados ao e-Commerce e Compras de Natal.
Controle de qualidade
# Filtragem: 100% dos questionários foram filtrados após a realização das entrevistas.
# Verificação: 20% dos questionários executados por cada entrevistador foram checados para verificação de cuidado na aplicação do questionário e adequação do entrevistado às variáveis das cotas amostrais.
Apresentação dos resultados
Para efeito de tabulação, foram consideradas as seguintes variáveis:
# Total
# Sexo: masculino e feminino;
# Idade: 10 a 14, 15 a 19, 20 a 24, 25 a 29, 30 a 39, 40 a 49 e 50 e mais;
# Grau de instrução: analfabetos até Ensino Fundamental incompleto, Ensino Fundamental completo até Superior incompleto e Superior completo;
# Classificação Econômica: Critério Brasil - classes A, B, A/B, C, D/E;
# Condição de atividade: EA (economicamente ativo) e NEA (não-economicamente ativo).
# Região: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Distrito Federal.
Conteúdo
A 1ª edição da Pesquisa e-Commerce traz as seguintes informações:
# Hábito de pesquisar preços na Internet (pesquisas para compras pessoais);
# Última compra após realizar pesquisa na Internet (livros, CD`s de música, eletrônicos, compras de supermercado etc);
# Se esta compra foi feita via Internet ou não;
# Com que freqüência compra ou contrata serviços pessoais pela Internet (todos ou quase todos os dias, uma vez por semana etc);
# Primeiro site de compra que vem à cabeça do entrevistado (Top of Mind);
# Quantia que pretende gastar com presentes no Natal;
# Do total que pretende gastar, quanto será com compras via Internet.
As perguntas do questionário das Pesquisas Pop podem ser alteradas ou suprimidas de uma edição da pesquisa para a outra sem aviso prévio. Além disso, podem ser incluídas novas perguntas nas edições seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário