Das 36,3 milhões de pessoas que têm acesso à internet em casa, 23,7 milhões navegaram em outubro, por um tempo médio individual de 24 horas e 41 minutos no mês
O total de internautas residenciais ativos no Brasil em outubro de 2008 foi de 23,7 milhões de pessoas, 3,0% menos que o mês anterior e 19,1% maior que os 19,9 milhões de outubro de 2007, segundo o IBOPE//NetRatings. O número de pessoas que moram em residências em que há computador com acesso à internet é de 36,3 milhões.
O tempo de navegação por pessoa em outubro foi de 24 horas e 41 minutos. Esse tempo foi 4,7% maior que o do mês anterior e 6,4% mais que o de outubro de 2007. Os países que mais se aproximaram do Brasil em tempo individual de navegação foram a França, que chegou a 23 horas e 10 minutos, e o Reino Unido, que ficou com 23 horas e 4 minutos.
“Os sites de relacionamento concentram a maior média de consumo por pessoa no Brasil. Em outubro de 2008, a participação de redes sociais, blogs, fóruns e outros sites de grupos de interesse foi de 34,5% do tempo total navegado”, informou José Calazans, analista de mídia do IBOPE//NetRatings. “Mas neste momento também cresce o tempo por pessoa em sites de vídeos, e-mail, buscadores, serviços de armazenamento de dados, notícias e games”.
Em audiência única, as categorias que mais cresceram percentualmente no mês de outubro em relação a setembro foram ‘Ocasiões Especiais’, que aumentou 4,2%, e ‘Finanças e Investimentos’, que evoluiu 3,5%. Por causa da crise financeira, a subcategoria de sites de notícias e informações sobre economia e finanças chegou a 11,6 milhões de usuários únicos. O crescimento foi de 12,4% desde setembro e de 23,8% desde agosto.
Os usuários de sites de notícias e informações financeiras também têm consumido mais intensamente esses conteúdos. De uma média em torno de 20 páginas ao mês, cada usuário abriu 123 páginas em outubro.
O uso dos sites de notícias em geral também cresceu em outubro, por causa da procura por informações sobre os resultados das eleições municipais. A audiência única da subcategoria ‘Eventos Correntes e Notícias Globais’ passou de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro. A quantidade de páginas consumidas por usuário desse grupo de sites aumentou de 29 páginas em setembro para 37 em outubro.
No período de doze meses, entre outubro de 2007 e outubro de 2008, a categoria ‘Viagens e Turismo’, com expansão de 33,4%, continuou a registrar o maior percentual de aumento, seguida por ‘Automotivo’, com 26,9%, ‘Notícias e Informações’, com 25,7%, e ‘Finanças e Investimentos’, que cresceu 24,2%.
O total de pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros), que havia sido de 42 milhões no segundo trimestre, subiu para 43,1 milhões no terceiro trimestre de 2008.
E, comemorando seus oito anos de existência, o IBOPE//NetRatings iniciou em novembro/08 campanha para recrutar colaboradores para a expansão do seu painel de internautas, abrangendo os acessos em casa e no trabalho.
Para ser parte desta nova história, o internauta interessado deve se inscrever no sit e http://br.nielsennetpanel.com/pnl/br/affiliate.htm?afflt=ntrt8350001&aff... , completar um perfil com todas as informações requisitadas e instalar um software proprietário em seu computador. "Esta metodologia é sólida, mundialmente reconhecida e globalmente aplicada por nosso parceiro internacional", diz Fábia Juliasz, CEO do IBOPE//NetRatings.
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