Quais impostos as empresas de e-commerce devem pagar?
Respondido por Alexandre Galhardo, especialista em tributos
São Paulo - O crescimento incontestável do comércio eletrônico propicia a realização das mais diversas operações com conteúdo econômico, que agregam valor no processo de circulação de bens e prestação de serviços, não mais atrelado necessariamente às características físicas das coisas. Tais características pressupõem a tributação mediante impostos.
Nessas atividades devemos fazer a distinção entre as lojas virtuais que compram produtos e revendem através da internet, as prestadoras de serviço e aquelas em que o e-commerce é tratado como mais um canal de venda disponibilizado pelo fabricante, distribuidor ou varejista.
Para definição do tipo de tributação no e-commerce, devemos fazer o exercício de equiparar a loja virtual a uma loja física. No caso em uma loja virtual compra mercadoria para revender, os tributos incidentes são ICMS nas vendas destinadas à pessoa física ou a pessoa jurídica não contribuinte do ICMS, usar a alíquota do estado onde está estabelecida a loja virtual, independente da localidade do comprador.
Já nas vendas destinadas às pessoas jurídicas contribuinte do ICMS, usar a alíquota interestadual. Paga-se ainda ICMS substituto quando devido, PIS e COFINS sobre o faturamento e IRPJ e CSLL sobre o resultado operacional.
Para a loja virtual é apenas mais um canal de venda do fabricante, distribuidor ou varejista pagam-se os mesmos tributos do caso acima, com o acréscimo de IPI quando se tratar de fabricante ou importador.
Em uma loja virtual prestadora de serviço, os tributos incidentes na operação são ISS, PIS e COFINS sobre o serviço prestado, IRPJ e CSLL sobre o resultado operacional e, dependendo do tipo de prestação de serviço, poderá ter a retenção na fonte de ISS, PIS, COFINS, CSLL e IRPJ.
É importante lembrar que para qualquer operação comercial realizada via e-commerce é obrigatório emitir a nota fiscal eletrônica.
WHUFFIE. Guarde essa palara. Ela dá nome ao que representa o valor - a moeda - que você tem no mundo virtual. Seu whuffie é resultado de sua reputação, ou seja, de capital social, que é conseguido e cultivado por meio de sua interação nas redes sociais. Você perde ou ganha valor segundo suas ações positivas ou negativas, suas contribuições para seu networking, e segundo o que as pesssoas pensam de você.
Arquivo do blog
-
▼
2011
(69)
-
▼
abril
(45)
- CBF anuncia novo patrocinador para seleção brasileira
- Porque e para que serve o Marketing Digital
- T-Mobile coloca "família real britânica" para dançar
- Kaiser faz outdoor com abridores de garrafa
- Kate Middleton deve superar Diana como pessoa mais...
- Reputação online: veja como cuidar da sua imagem n...
- Nescau vai patrocinar Copa de 2014
- Para secretário de Aviação, obras dos aeroportos e...
- Como saber se minha ideia é inovadora?
- Quais impostos as empresas de e-commerce devem pagar?
- Quais são as vantagens de investir em patrocínios?
- J’Adore, da Dior, é o perfume mais vendido no Brasil
- Pesquisa detalha mapa do marketing digital
- Proteste reprova sete marcas de frozen yogurt
- Cobiçado por grandes times, Ganso é o novo garoto-...
- Google lucra US$ 2,298 bilhões entre janeiro e março
- Robô substitui saco de areia em treinos de luta
- Receita de publicidade na Internet nos EUA tem rec...
- Para PayPal, Brasil é prioridade
- Itaú vai fortalecer presença na baixa renda, com b...
- Publicidade mundial crescerá 4,2% em 2011
- Hábitos de consumo feminino são rastreados em pesq...
- Que estratégias dão certo para a classe C?
- Ampro vai orientar licitações das Olimpíadas do Rio
- Os 30 maiores anunciantes do Brasil em 2010
- Promoções ganham popularidade em redes sociais
- Endomarketing: motivação e integração por resultados
- O segredo do sucesso de promoções inesquecíveis
- Coca-Cola Brasil impulsiona crescimento da marca n...
- Outback foca no relacionamento para se diferenciar
- Quais os principais métodos do SEO?
- Erros frequentes buscando visibilidade no Google
- Como funciona o Google?
- Internet no Brasil chega a 64,5 milhões de pessoas
- Dados importantes sobre internautas no Brasil
- Consumidores do Brasil estao na internet
- Aumentou a navegacao na web no Brasil
- 40% dos internautas pesquisam precos na web
- Branding digital
- SIM Sistema de Integração de Mídias x Seo Position...
- Comunicação interativa
- Tecnologia da Informação
- Marketing de Relacionamento On-line
- Inteligência de mercado digital
- Campanha de Barack Obama revolucionou o marketing ...
-
▼
abril
(45)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário