quinta-feira, 17 de março de 2011

Estudo coleta informações sobre o uso do e-mail marketing no Brasil

A Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) divulgou os resultados de um estudo acerca do uso do e-mail marketing no território brasileiro. 


A pesquisa reuniu informações entre o período de Dezembro 2010 e Janeiro 2011 e contou com a participação de 68 empresas, divididas entre provedoras de tecnologia (responsáveis pelos disparos) e anunciantes. Cerca de 30% das companias têm valor de faturamento aproximado entre R$100-R$200 milhões.

Os resultados indicaram que 78% das empresas pesquisadas já utilizam o e-mail marketing como uma das estratégias de marketing digital, e apresentaram as seguintes características: 
- 50% afirmaram que até 10% de suas receitas são provenientes de campanhas com a ferramenta do e-mail marketing. 29% alegam que a receita fica entre 10-15%;
- 31% informaram que dentre verba reservada para marketing direto, 6-10% destina-se ao e-mail marketing;

- 7% admitiram já investir mais de 20% da verba destinada ao marketing direto no e-mail marketing.  Quando questionadas a respeito dos tipos de ações realizadas com a ferramenta do e-mail marketing, as empresas mostraram os motivos na seguinte ordem:
- 36% ações promocionais
- 33% apelos de venda
- 31% ações de relacionamento
- 31% envio de conteúdo

Referente ao número de campanhas realizadas mensalmente, 34% das empresas disseram que a quantidade varia de 3 a 5; 29% indicaram uma média de 10 a 15 campanhas e 10% utilizam um número superior a 50 campanhas no período de 30 dias.

No que se diz respeito ao número médio de e-mails disparados mensalmente, os resultados ficaram assim:  - 17% das empresas disparam entre 500 mil e 1 milhão de e-mails;
- 14% disparam mais que 1 milhão.

A segmentação no momento de envio dos e-mails está cada vez mais estreita e as empresas passaram a enxergar melhor as vantagens de enviar a mensagem certa de acordo com cada perfil. Prova disso foram os resultados da pesquisa que mostrou que 74%  apóiam suas estratégias em perfis específicos. A segmentação é feita principalmente por histórico de comportamento (79%), informação demográfica (69%) e informação psicográfica (29%).

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