quinta-feira, 17 de março de 2011

O que as empresas estão fazendo em mídias sociais e como mensuram o retorno?

As empresas privadas que mais crescem em menor período de tempo nos Estados Unidos estão listadas na Inc. 500. Em pesquisa realizada em Janeiro, pela University of Massachussetts Dartmouth Center for Marketing Reearch, foram avaliados os resultados e estratégias de sucesso das empresas presentes na tão desejada lista.
O estudo revelou que as empresas que alcançam o sucesso rápido trabalham com um mix de táticas. Entre elas a ferramenta mais popular é o Facebook. A ferramenta foi aplicada em 71% das empresas em 2010, seguida pelo Twitter, com 59%. O Blogging ficou com margem de uso em 50%.
O gráfico abaixo revela quais redes foram mais utilizadas pelas empresas listadas na Inc. 500, comparando 2009 e 2010:

O estudo comprovou que a maioria das empresas que optou por utilizar as redes sociais como tática ganhou resultados satisfatórios. O Facebook foi a ferramenta que ganhou mais credibilidade entre as empresas, já que 85% das Inc. 500 alegou acreditar no Facebook como uma tática de sucesso.
O Foursquare também entrou para a lista das empresas. Em 2009 o instrumento de geolocalização nem foi mencionado como tática, mas no ano passado 75% das empresas reportaram a utilização do instrumento como uma tática de sucesso.
No gráfico a seguir, estão listadas as ferramentas que mais deram resultado para as empresas durante 2009 e 2010. E surpresa! O Facebook não está em primeiro lugar:
Fica claro que a utilização das redes está presente em grande peso na lista de ferramentas de sucesso. Por esta razão, o que se espera é um investimento maior nos próximos anos e a aderência de empresas que ainda não utilizam as redes sociais como ferramenta. A pesquisa indicou que em 2009, 79% das empresas acreditava na importância das redes sociais para o sucesso da empresa. Em 2010 o número subiu para 85%. O gráfico abaixo revela os números de forma clara:
 As empresas de crescimento acelerado deixaram claro que as mídias sociais são uma ferramenta em constante crescimento dentro das estratégias corporativas. O próximo passo para as “empresas-destaque” é criar novos tipos de “mix”, acompanhando as mudanças nas redes sociais e aproveitando as novidades para continuar no caminho do sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário