A Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o uso da internet como "fonte do processo inovativo" foi citado por 68,8% dos estabelecimentos no setor industrial entrevistados, "caracterizando-se como o principal instrumento de inovação". Nos serviços, o porcentual foi ainda maior, de 78,7%.
Os técnicos da pesquisa destacam que a internet não havia sido apontada como principal fonte de inovação em nenhuma das três edições anteriores da Pintec, ocupando no máximo a quinta posição em 2005. A pesquisa mostrou ainda o crescimento do porcentual de empresas inovadoras que utilizaram pelo menos um instrumento de apoio governamental. O índice passou de 18,8% em 2005 para 22,3% em 2008.
Ainda segundo a Pintec, o crescimento da taxa de inovação não evitou que o número de empresas com dificuldades ou obstáculos tenha aumentado de 35,2% do total de empresas investigadas em 2005 para 49,8% em 2008. A falta de pessoal qualificado é apontada por 57,8% das empresas como um dos principais obstáculos à inovação.
Em 2008, as oito atividades que apresentaram maiores taxas de inovação foram automóveis, camionetas, utilitários, caminhões e ônibus (83,2%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (63,7%), outros produtos eletrônicos e ópticos (63,5%), produtos químicos (58,1%), equipamentos de comunicação (54,6%), equipamentos de informática e periféricos (53,8%), máquinas e equipamentos (51,0%) e componentes eletrônicos (49,0%).
Segundo a pesquisa, as taxas de inovação alcançadas pelos serviços entre 2006 e 2008 "estão entre as mais elevadas", incluindo desenvolvimento e licenciamento de programas de computador (58,2%), telecomunicações (46,6%), outros serviços de tecnologia da informação (46,1%), edição e gravação e edição de música (40,3%) e tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas (40,3%).
WHUFFIE. Guarde essa palara. Ela dá nome ao que representa o valor - a moeda - que você tem no mundo virtual. Seu whuffie é resultado de sua reputação, ou seja, de capital social, que é conseguido e cultivado por meio de sua interação nas redes sociais. Você perde ou ganha valor segundo suas ações positivas ou negativas, suas contribuições para seu networking, e segundo o que as pesssoas pensam de você.
Arquivo do blog
-
▼
2011
(69)
-
▼
março
(24)
- Comércio eletrônico cresceu 170% no Brasil entre 2...
- Os mercados mais quentes da internet
- Internet é maior fonte de inovação nas empresas, a...
- Como usar as redes?
- Pesquisa revela redes sociais que têm maior cobert...
- As redes sociais não estão acabando com a vida soc...
- O poder feminino: 10 Coisas que fazem as mulheres ...
- O que as empresas estão fazendo em mídias sociais ...
- Estudo revela que o uso das redes sociais aumenta ...
- Infográfico: Internet no Brasil
- Estudo coleta informações sobre o uso do e-mail ma...
- Compartilhe CategoriasUncategorized A evolução do...
- Pesquisa aponta que mais de 90% pesquisam na web a...
- O perfil da nova classe C na internet
- Facebook terá moeda exclusiva para jogos sociais
- O Marketing Digital serve para quem?
- Marketing Digital em números
- Marketing digital
- Economia
- Marketing na Internet – Web Marketing
- Blogs, Redes Sociais e Web 2.0
- Marketing de Busca
- Flash
- Banner
-
▼
março
(24)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário