O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda.
Enumeram-se algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:
- permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana, 365dias/ano;
- melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;
- cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor entender com o emissor/empresa;
- permite quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
- o baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.
Sumariamente, expõem-se alguns conceitos básicos e ferramentas que o Web marketing disponibiliza:
- web site - onde dinamizamos a estratégia de e-marketing da empresa:
- site institucional: para apresentação da empresa e mostruário dos seus produtos ou serviços;
- site comercial: venda directa dos produtos da empresa;
- sicrosite: Web site menor que serve de suporte à comunicação que se pretende transmitir.
- email - caixa de correio electrónico. Funciona como verdadeira carta electrónica e é um instrumento de comunicação directa que se envia a um ou vários destinatários.
- banner - área de imagem para atrair um visitante a determinado site. Importante para ajudar a definir os alvos da comunicação.
- motores de busca - site de pesquisa de informação na internet através de palavras-chave. Ajudam a publicitar e a comunicar.
Como objectivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar-se, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.
Deve também definir as acções que pretende realizar on-line, definir a forma de actualização dos conteúdos do site e ter aplicações que possam medir a sua performance on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário